Home » Comportamento » Como lidar com pessoas impacientes

Como lidar com pessoas impacientes

Como lidar com pessoas impacientes
Lidar diplomaticamente com pessoas impacientes não é uma tarefa fácil, mas aprender essa habilidade pode tornar a vida de alguém muito menos estressante.

Existem elementos chave para driblar com sucesso a frustração que conversar com alguém impaciente cria, assim como habilidades para ajudar essas pessoas a serem menos raivosas quando falam com você.

Pessoas que são caracteristicamente impacientes são assim por causa de certos aspectos em suas personalidades. Se você puder identificar o que as deixa desse jeito, e conseguir responder a essa condição subjacente, então pode de maneira efetiva e diplomática lidar com uma pessoa impaciente.

- Seja assertivo de maneira educada quando estiver conversando com alguém impaciente. As pessoas que se comportam dessa maneira geralmente são assim porque possuem um senso de que algo lhes é direito. A melhor maneira de reagir a isso é defender a si e ao seu valor. Se exigirem, por exemplo, que você coloque as necessidades deles antes das suas, calmamente lembre-os de que você tem necessidades/trabalho que precisam de sua atenção primeiro.

- Não reaja a qualquer comentário inflamatório feito por uma pessoa impaciente. Outra tática que essas pessoas usam é fazer você perder sua credibilidade ao ficar muito bravo, para que possam fazer comentários que instigarão uma discussão. Não reaja a comentários que façam graça de você, chame-o por nomes ou o deixe bravo. Quando uma pessoa está calma em uma discussão, isso geralmente faz com que o outro também se mantenha assim.

- Fale em um tom compreensivo. Se a pessoa impaciente expressar frustrações ou raiva, responda com comentários compreensivos como “Eu entendo como isso o faz sentir” ou “É uma pena que você esteja se sentindo assim”. Dê validade aos sentimentos delas.

- Deixe pessoas impacientes desabafarem. Às vezes, é melhor deixar que pessoas impacientes desabafem por completo antes de responder. Isso irá ajudá-los a sentir que estão sendo ouvidos. Então, quando responder, há uma maior chance de que eles escutarão o que você tem a dizer.

- Afaste-se da conversa se ela não estiver indo a lugar algum. Isso dará a outra pessoa tempo para se acalmar, e dará a você tempo para pensar em uma resposta.

Escrito por sarah meem
Traduzido por raquel l. pontes

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Facebook

*******
Você não pode copiar, distribuir, exibir, executar, sem que seja dado crédito ao autor.